Biá: um dos maiores compositores brasileiro
Sebastião Alves da Cunha, o Sabiá e, posteriormente, o Biá, nasceu em Coromandel-MG em 1927 e faleceu em São Paulo-SP no dia 02/09/2006.
Após algum tempo trabalhando como garimpeiro, Sebastião iniciou a carreira artística em Araguari-MG no ano de 1947, formando o trio "Sabiá-Canarinho-Albertinho", juntamente com seu irmão Elias e o acordeonista paulista Alberto Calçada (Alberto de Souza Calçada nasceu em São Paulo-SP no dia 06/08/1929 e faleceu também na Capital Paulista no dia 29/07/1983 - celebrizou-se por excelentes interpretações de diversas Valsas de Zequinha de Abreu, tais como "Branca", "Aurora", "Tardes em Lindóia", "Último Beijo" e "Rosa Desfolhada").
O primeiro disco da chamada “música caipira” foi gravado por Mariano e Caçulinha, musicando “Jorginho do Sertão”, de autoria de Cornélio Pires. Este, um dos mais notáveis defensores das raízes caipiras, tinha vínculos estreitos com Piracicaba, reunindo cururueiros e cantadores para suas excursões folclóricas pelo Estado. Foi por inspiração dele que surgiu, em Piracicaba, a primeira “dupla caipira” brasileira, formada por Mandi (Manoel Rodrigues Lourenço) e Sorocabinha (Olegário J.de Godoy). Apesar do apelido, Olegário de Godoy nasceu em Piracicaba. A gravação da dupla foi feita em 1928, pela “Victor Talking Machine Company do Brasil”, que viria a ser a RCA Victor.
“Mandi” foi um afamado professor de Piracicaba, violeiro, folclorista, pintor, poeta e político. Vereador, tornou-se presidente da Câmara Municipal e, em 1962, assumiu a Prefeitura como prefeito interino, dada a renúncia de Salgot Castillon para candidatar-se a deputado estadual.
A Origem da Viola Caipira
Tem sua origem nas violas portuguesas, oriundas de instrumentos árabes como o alaúde.
As violas são descendentes diretas da guitarra latina que, por sua vez, tem uma origem arábico-persa.
As violas portuguesas chegaram ao Brasil trazidas por colonos portugueses de diversas regiões do país e passou a ser usada pelos jesuítas na catequese de indígenas. Mais tarde, os primeiros caboclos começaram a construir violas com madeiras toscas da terra. Era o início da viola caipira.
Tipos de Viola
Existem várias denominações diferentes para Viola, utilizadas principalmente em cidades do interior: viola de pinho, viola caipira, viola sertaneja, viola de arame, viola nordestina, viola cabocla, viola cantadeira, viola de dez cordas, viola chorosa, viola de queluz, viola serena, viola brasileira, entre outras.
Falar da viola caipira é falar de um dos símbolos mais fortes da cultura brasileira. A viola caipira é, sem sombra de dúvida, senão o mais importante, um dos mais populares instrumentos da cultura brasileira.
Marcus Biancardini
Simbolo Nacional
A viola é o símbolo da original música sertaneja, conhecida popularmente como moda de viola ou música raiz.
No Brasil, é um instrumento tradicional. Músicas entoadas em suas cordas atravessaram décadas, gerações e, até hoje, estão presentes no nosso dia a dia, na cultura brasileira.
Em Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, entre outros, a viola tem destaque, onde a tradição da moda de viola é passada de geração pra geração.
A viola é um instrumento com um potencial fora do normal. O músico e instrumentista já falecido Renato Andrade comprovou isso, nos estudos que fez, conseguindo imitar instrumentos como: Harpa de concerto, Harpa Paraguaia, Guitarra Portuguesa, Bandolim Napolitano, Balalaica Russa e, como ele sempre dizia, também "imitar a viola"!
Existem diversas lendas e histórias acerca da tradição dos violeiros e a respeito das afinações da viola.
O nome da afinação "Cebolão" seria do fato de as mulheres chorarem, emocionadas ao ouvirem a música, como quem corta cebola.
A afinação Rio Abaixo seria originada na lenda de que o Diabo costumava descer os rios tocando viola nessa afinação e, com ela, seduzia as moças e as carregava rio abaixo.
Do violeiro que utiliza esta afinação diz-se, eventualmente, que pode estar enfeitiçado ou ter feito pacto com o demônio. Acredita-se que a arte de tocar viola seja um dom de Deus, e quem não o recebeu ao nascer nunca será um violeiro de destaque. Porém, a lenda diz que mesmo a pessoa não contemplada com este dom pode adquirir habilidade de um bom violeiro. Uma das opções seria uma magia envolvendo uma cobra-coral venenosa, conhecida como simpatia da cobra-coral. Outro modo seria fazer rezas no túmulo de algum antigo violeiro, na sexta-feira da paixão. Há ainda a possibilidade do violeiro firmar um pacto com o Diabo para aprender a tocar viola.
O pesquisador Antônio Candido conta que na região da Serra do Caparaó, assim como em outras, o Diabo é considerado o maior violeiro de todos. Tal mito explica a quantidade de histórias, em todo o Brasil, de violeiros que teriam feito pacto com o Diabo para tocarem bem. Entretanto, o violeiro que faz este tipo de pacto não vai para o inferno, já que todos no "céu" querem violeiros por lá.
Uma característica típica dos violeiros do nordeste é o duelo de tocadores. Todo bom violeiro se auto-afirma o melhor da região e, se outro violeiro o contraria, o duelo está começado.
Em certas regiões, por tradição, as violas carregam pequenos chocalhos feitos do guizo da cascavel, pois, segundo a lenda, tem poder de proteção para a viola e para o violeiro.
Segundo contam os violeiros de antigamente, o poder do guizo chega a quebrar as cordas e até mesmo o instrumento do violeiro adversário.
Fontes citadas:
- See more at: https://www.radioranchodatraira.com.br/index.php/programacao/74-a-origem-da-viola-caipira#sthash.iQMG0WDB.dpuf
Eliana grava na casa de Eduardo Costa e ganha elogios do cantor
Os fãs de Eduardo Costa já podem agradecer a Eliana. Nesta segunda-feira (2), a apresentadora viajou até Goiânia, em Goiás, para gravar entrevista na casa do cantor.
Pelas fotos que Eliana compartilhou nas redes sociais, é possível perceber a mesa para refeições ao ar livre, a piscina e a sala de estar:
“Papo bom demais. Está ficando incrível. Vocês vão amar!”, adiantou a loirinha do SBT.
Eduardo não economizou em nada nos elogios:
“Dia incrível com essa mulher linda e muito simpática, Eliana. Você é simplesmente encantadora. Fã número 1 mesmo. Beijo, beijo. Saudades já”, escreveu Eduardo.
A título de curiosidade, ambos estão solteiros desde março. Eliana terminou o casamento com João Marcelo Bôscoli, enquanto que Eduardo rompeu com Lola Melnick.
Os Mió Que Tá Teno
Felipe & Falcão não se cansam de acumular sucessos em sua trajetória. A dupla, considerada por toda a crítica e público como uma das principais dentro do gênero sertanejo, sempre teve como um de seus grandes trunfos a versatilidade, obtendo êxito tanto em modas irreverentes quanto em canções que falam de sentimento. Em sua nova canção de trabalho, que substitui a belíssima "Vida"(Felipe, Valéria Leão e Alex Torricelli) nas rádios de todo o país, os sertanejos voltam a apostar no romantismo. "Ponto G" (Os Nonatos) é outra daquelas modas apaixonantes, que toca fundo no coração até daqueles que se consideram mais insensíveis. A faixa, que fará parte do próximo álbum da dupla, é uma verdadeira declaração de amor em forma de canção. E ninguém melhor do que a dupla para dar uma interpretação de excelência para letra tão bela. O arranjo de qualidade, assinado por Franco Alencar, a produção primorosa de Vinícius (da dupla Laluna & Vinícius), o sentimento transmitido por Felipe & Falcão e a perfeição no encontro da primeira e segunda vozes da dupla fazem de "Ponto G" um dos maiores lançamentos do ano, sem dúvida alguma.
Luan Santana adota look mais rebelde com barba por fazer
Luan Santana exibiu o rosto com barba no Instagram na noite desta quarta-feira (28), assim que pousou em Vilhena, no interior de Rondônia, para se apresentar na cidade.
Antes do desembarque, o galã posou para uma foto no Instagram e animou os seguidores para a apresentação. “Em Vilhena-RO, hoje vai, já cheguei! To com sangue no zóio! Bora quebrar tudo“, escreveu o sertanejo.
Além da rotina de exercícios físicos, Luan tem mantido o rosto barbudo e deixado a pose de bebê para trás. Apesar disso, em seu DVD, O Nosso Tempo É Hoje, o cantor ainda aparece com o rostinho de bebê.